De pai para filho

Por Fabio Costa, fundador e idealizador da Bateria do PUCão

Hoje, pela manhã, refleti sobre o começo da Bateria e de todos os desafios e etapas que passamos durante a nossa existência. Quando entrei na PUC (2003), soube que a FEA tocava no JUCA e não tínhamos uma bateria do nosso curso para nos representar. Foi o momento de começar a divulgação para chamar integrantes e criar uma Bateria.

Fabio (ao centro) e a Bateria do Pucão, em seus primórdios

Apesar das divergências com a Atlética da época e com a FEA  (ambos ficaram putos por não comunicá-los sobre o nosso propósito),  conseguimos no mesmo ano levar oito integrantes para tocar junto com a FEA no JUCA. Tínhamos fundado a nossa querida Bateria do Pucão.

No ano seguinte, com muita insistência, tiramos a FEA da jogada  e tocamos sozinhos no JUCA. Depois disso, foi só alegria. Tocamos em trotes, no Puc on the Beach, em baladas da Comfil e da Atlética e em eventos próprios, realizados inclusive com outras Baterias, de dentro e de fora da faculdade.

A consagração veio no Juca de 2005, com um samba redondo.  Todos os integrantes estavam na Pegada do Pucão de uma maneira nunca vista e arrancamos lágrimas até da diretoria da Atlética daquele ano,  que reconheceu o nosso belo trabalho.

2010  foi o primeiro JUCA onde não movi nenhuma palha, referente aos horários dos jogos, afinação dos instrumentos, carregamento, etc. Gostaria de agradecer o belo trabalho que a nova gestão está fazendo em prol da Bateria, especialmente a Le, o Gui e a Nathy.

Confesso que contive as lágrimas, já que a Bateria que, no meu primeiro ano de faculdade, era um sonho tornou-se realidade e está caminhando com as próprias pernas, sem o meu suporte. A Bateria realmente é uma família, na qual todos se ajudam, zoam uns aos outros, mas respeitando cada integrante, o que é mais importante. Na Bateria não tem panelinha,  todos podem expor suas opiniões e esse o é o nosso diferencial, que causa inveja a muita gente.

Os bixos desse ano me surpreenderam e mostraram muita garra, disposição e principalmente a Pegada do Pucão…rs..Senti que estão na Bateria para ficar e não somente em períodos sazonais, como o JUCA. Parabéns a todos os bixos pelo excelente “trabalho” e podem contar comigo para o que precisarem, pois o futuro da Bateria estará nas mãos de vocês!!!!!! Aproveitem ao máximo esse momento único na vida de vocês, que ficará guardado na memória de cada um e, com certeza, não irão se arrepender de tê-lo vivido.

Mais uma vez agradeço a todos (velha, meio e nova guarda), pelo comprometimento e dedicação no dia a dia pela nossa Bateria, e aos bixos, que estão botando pra quebrar. Continuem mostrando a Pegada do Pucão para a mulherada, pois a fama da bateria não pode parar….

Podem contar comigo e com a velha guarda para o que precisarem!!

Beijos e abraços,

EH BATERIA

11 Respostas para “De pai para filho

  1. Carai…vlws man…caio uma lagrima quando li meu nome =X

    vlws por tudo…sem vc eu nao estaria na bateria…afinal…vc q a fundou…

    nunca me eskeço qdo estavamos no juca de 2008…e vcs começaram a tocar no alojas…eu me arrepiei…qria mto entrar na bateria…e uma tarde no proprio juca…vcs começaram a brincar com os instrumentos…foi qdo peguei o tamborim e fikei brincando tambem…e vc falou “Entra pra bateria…vc leva jeito…vai se dar mto bem…”

    foi quando eu decidi de fato entrar…

    vlws papito…vc eh o cara o/

  2. É a Bateria que agita os rolês da faculdade. Ou é inventando umas músicas idiotas, ou é fazendo breque de dancinha diferente, ou é com alguém botando a galera pra dormir.
    Vocês mandaram demais esse ano. Parabéns!

    E agora vamo dormi, bateria… vai. Vamo dormi..

  3. Vlw papito….mto bom ouvir isso de vc…Vc sabe o qnto sua opinião é importante pra gente, especialmente para mim. Vc dá todo suporte que a gente precisa, toda autonomia….e respeita mto nossas decisões….afinal como vc já disse isso aqui é família e família unida onde ninguém tenta passar por cima de ninguém. Amo mto todos vcs…EH BATERIA!!!!

  4. O texto tava lindo até chegar no final…

    “Continuem mostrando a Pegada do Pucão para a mulherada, pois a fama da bateria não pode parar….”

    Não tem mais jeito mesmo né?! hahahaha
    Eh Bateria!

  5. Que lindo Bateriaaa!

    Bom, eu não entrei na Bateria logo que entrei na PUC, mas a acompanhei desde então. Sem querer puxar sardinha pra tchurma de 2010, mas acho que, nestes 5 anos, essa é a mais unida e disposta, sem panelinhas, das formações que a Batera do Pucão já teve!

    Quando me perguntam porque eu continuo na Bateria após ter me formado? Respondo: “Família é família, a gente nunca abandona!”

    Eeeeeeeeh Bateriaaaaa, tenho orgulho de ser dessa família, de vestir sua camisa no JUCA e em outros eventos! Vâmo que vâmo, o samba não pode parar!

  6. Ciça Carioca

    Concordo com a kika, tava lindo até começar o típico machismo… hahahahahah

  7. Também tive que conter as lágrimas agora. É muito bom integrar esta família. Em um dos nossos últimos ensaios, você disse para mim: “Você sabe, né, a PUC acaba, mas a bateria permanece?” E eu realmente percebi isso. Este Juca foi especial por estar com esta galera louca e cheia de energia. Amigos que se tornaram irmãos e, uns, um pouco filhos até.

    Quanto ao final do texto, “Continuem mostrando a Pegada do Pucão para a mulherada, pois a fama da bateria não pode parar”, tenho me dedicado para dar continuidade aos seus esforços, Papito…hahaha

  8. fodastico!

    Por um triz não entro nesse bonde. Ultimo ensaio da batera pro juca recebo a ligação do milhão.
    – Maru?? se toca bateria né, sabe toca surdo de escola de samba?
    Ai foi amor ao primeiro toque.
    Essa batera me fez lembrar daquela época: cana, amizade e caninde

  9. A cana e a amizade continuam hein….essa sessão nostalgia tá dando um up para continuar com esse samba…..Vamo bebemorar essa família no Vira Lata e mostrar a pegada para a galera.

  10. Carlos Eduardo de Castro Junior

    Me orgulho de ter vocês do meu lado!

  11. É ver um sonho realidade… e quem dividiu com você esse sonho, Fabio, sabe o que você quis dizer.

    Orgulho e alegria!!!

    Pra sempre, Bateria do Pucão

Deixe um comentário